domingo, 21 de setembro de 2008

Um grande ritual Shakespeareano

Grandes oportunidades de entretenimento podem surgir de acontecimentos inusitados. Quem algum dia imaginou assistir à uma peça de Shakespeare encenada por atores japoneses aqui em Salvador? Pois foi essa novidade que fui conferir: a montagem de “Muito Barulho Por Nada” realizada pelos talentosos profissionais do grupo Euro-Japan Theatre Organization/Théâtre du Sygne, com direção de Seya Tamura.

Apresentando diálogos em japonês e legendas em português, “Karasawagi” (título da versão japonesa da obra) conta algumas histórias, entre elas a de Benedito e Beatriz, dois jovens sagazes, bem articulados, espirituosos e rápidos em rebater perguntas e afirmações com respostas inteligentes. Entre danças, falsas acusações, cerimônias de casamento, calúnias, desafios, confrontos, flertes, festas e morte, eles irão descobrir um ao outro.

Com iluminação e trilha sonora típica impecáveis, este diferente e ótimo espetáculo veio nos brindar no ano do centenário de imigração japonesa no Brasil e será apresentado em outras cidades do país, tendo Salvador sido a primeira delas. O formato com legendas, apesar de se configurar como uma novidade para nós, é muito utilizado nos intercâmbios de artes cênicas pelo mundo afora.

Uma tragédia cômica (ou comédia trágica, como preferir), no melhor estilo Shakespeare. Espetáculo delicado, rico em detalhes, como muitas coisas inerentes à cultura japonesa. Destaque para a atriz Atsuko Ogawa, hilária na pele de Beatriz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nanda, seu blog está muito legal!
Parabéns!!

Aline Barbosa disse...

Hmmm... Que vontade me deu de assistir essa peça... *-*