terça-feira, 9 de setembro de 2008

“Livre-se desses cachos.”

Outro dia estava conversando com algumas colegas e me dei conta de uma coisa: todo mundo ali tinha cabelo cacheado, mas somente eu estava usando eles naturalmente. As outras garotas estavam “lisas”. Perguntei por que elas não usavam o cabelo com cachos. Uma delas disse que “cabelo cacheado dá muito trabalho”. As outras concordaram em uníssono.

Será que é isso mesmo? Será que é apenas uma questão de praticidade? Já tive minha fase lisa e lembro que era bem trabalhoso (e bem caro) manter as madeixas devidamente alisadas e hidratadas. Acho que a raiz da questão está bem abaixo do bulbo piloso.

A comunicação pode acontecer das maneiras mais inesperadas. Assim como a roupa ou o perfume que escolhemos usar, a maneira como usamos o cabelo também transmite uma mensagem: o liso é mais comportado, deixa o visual mais clean, mais sofisticado... Mas também pode ser extremamente monótono e sem vida. O cacheado é naturalmente rebelde, desalinhado, transgressor... Mas também tem seu lado delicado e romântico. O cabelo é uma das formas da pessoa informar pro mundo de que jeito escolheu ser sem precisar dizer palavra alguma. E vai de gosto.

Uma cena que vi na TV há algumas semanas exemplifica bem o que quero dizer. Tratou-se de um episódio de um seriado. Uma garota simples é apresentada a um empresário, que vê nela alguma possibilidade de sucesso. Após breve análise, uma das primeiras coisas que ele diz pra ela é “livre-se desses cachos e pinte o cabelo de louro”. Pouco tempo depois a garota se transforma em um dos maiores sex simbols do mundo, ninguém mais ninguém menos que Marilyn Monroe.

Claro que nem sempre é intencional, há muito de inconsciente aí. Mas fica a dica de reflexão para a próxima olhada no espelho: eu, como canal de comunicação, estou transmitindo que tipo de mensagem pro mundo?

6 comentários:

De Beachbarengril disse...

Não sei que tipo de comunicação eu faço com as pessoas, mas... Meu cabelo curto e liso sempre incomodou, por que, menina que se preze, tem que ter cabelo grande. E se for liso, OBRIGATORIAMENTE tem de ter cabelo grande. Ou é maluca. Ou é qualquer outra coisa.

Entendo seu drama. E viva os cachos! Pois fake-sex-plastic-symbols já temos demais.

Aline Dianna disse...

O cabelo realmente diz muita coisa. Influencia até no modo de tratarem a gente...

Quando eu tinha os cabelos longos e vermelhos, as pessoas me taxavam de rebelde. Curtos e vermelhos, me tratavam como se eu fosse a criatura sexy do universo. Agora, médios e da cor natural, a tendência é me considerarem fofinha...

Sinceramente, eu acho meio plástico demais cabelo chapado. É feio (por ser descaradamente artificial), e, a cada cinco mulheres que vejo na rua, pelo menos duas alisam e uma tinge de loiro. Os deuses me livrem de virar uma criatura capilarmente uniformizada! Meu cabelo tem personalidade!

Rômulo disse...

e viva os cabelos cacheados.
o meu sempre foi esse embaraço que só ele consegue, mas é bom, dá um trabalhinho para pentaer maaas...
gosto dele assim mesmo =D

Aline Barbosa disse...

É bem assim mesmo... O que a Tassia disse eu concordo.
O cabelo dela é uma das coisas que mais me chamou atenção nela e o seu cacheado, Fernanda, também...

Chama atenção por que é diferente mesmo... A Di falou certo mas eu digo mais: a cada cinco mulheres na rua, às vezes as cinco são "chapadas".
E é feio mesmo.
Por que não usar um penteado que combine com seu estilo sem te deixar artificial... Sendo crespo, por que não naturalmente? Sendo cacheado, por que não naturalmente? Até nos lisos tem uma imposição. Você já tem uma parte do "padrão" que é ter liso, mas sendo curto, você é doida ou alguma outra coisa...

O povo gosta de ditar vidas alheias até quando o assunto é cabelo...

Aline Barbosa disse...

É, Rômulo, o meu também é esse embaraço todo... Mas não desisto dele... xD

odindains disse...

2017 ford fusion hybrid titanium - TITanium Arts
The titanium wedding ring 2021 ford edge titanium 2019 ford fusion fusion fusion hybrid tittanium titanium will make you look like the one who got titanium flask the original, but not the one who made the original, with the titanium or ceramic flat iron