terça-feira, 23 de setembro de 2008

Pequenos grandes prazeres

É estranho descobrir que existem pessoas que não gostam de certas coisas, algumas essenciais como beber água, outras prazerosas como ouvir música. É uma sensação de “como é que alguém pode viver sem isso?”. Mas vive. Não sei como, mas vive.

Comer, por exemplo. Já conheci gente que não gostava de comer. Não porque estivesse acima do peso ou porque vivesse de dieta... Simplesmente não gostava. Esquecia de fazer as refeições, inclusive. Nem essas besteirinhas, esses petiscos que todo mundo adora... Nada. Não achava graça em se nutrir (ou pelo menos era essa a justificativa que me davam). Uma vez saí com uma dessas pessoas para fazer um lanche e ela pediu um croissant com uma falta de entusiasmo tão grande que quase me tirou o apetite, parecia que estava sendo obrigada a se alimentar. Comeu só metade e se deu por satisfeita. A outra metade ficou lá, jogada, com o maravilhoso e farto recheio se esparramando pelo prato e quase gritando “me coma, me coma!”. E da mesma forma como foi com o croissant era com todo tipo de alimento. A comida, uma grande satisfação na vida da maioria das pessoas, não conseguia despertar o prazer deste ser humano.

Também já conheci quem não gostasse de beber água. Pra matar a sede, bebia de tudo: suco, refrigerante, bebidas alcoólicas das mais diversas... Mas água, água mesmo, simples e pura, não bebia. Uma amiga me disse que isso é mais comum do que eu imagino, que o número de pessoas que não bebem água porque não gostam é enorme. Fico me perguntando o que será que elas não curtem na água. Do gosto não pode ser, porque aprendemos no primário que água é insípida, portanto este argumento é inválido. E mesmo que valesse, este problema já estaria resolvido graças à enorme oferta de águas “com gosto de” que temos no mercado atualmente. Será que essas pessoas desenvolveram tanto o paladar bebendo outras coisas que a água ficou sem graça? Pobre água, tão saudável. É bom que sobra mais pra mim e pra quem gosta, já que estamos em vias de ficar sem ela nas próximas décadas.

E música? Já conheceu alguém que não gostasse de música? Eu já. É mais fácil achar quem não goste de assistir a filmes... Mas a pessoa não curtia música. Nenhum estilo. Não tinha paciência para ouvir as músicas até o final, dava nervoso, ansiedade. Se a música tinha 2 minutos de duração, só ouvia o primeiro minuto. Se tinha menos, nem se dava ao trabalho de começar. Como é que pode? Uma vida sem música é, definitivamente, uma vida infeliz.

Sei que às vezes existem patologias por trás dessas características; mesmo assim me pergunto como é não gostar dessas coisas todas, que adoro e sem as quais não poderia viver. Pequenos rituais que tornam a existência mais leve e colorida. Porque há dias que só uma comida deliciosa, um copo enorme de água fresca ou uma das minhas músicas favoritas é capaz de salvar.

4 comentários:

Aline Dianna disse...

Eu até entendo quem não beba água - aqui em casa o povo me acha completamente louca por preferir um copo de água a um copo de ki-suco de manga, por exemplo - ou quem não sinta prazer em comer, por mais difícil que possa parecer.

Mas... música? Como é que alguém vive sem musica?! Aceito morrer ressecada e desnutrida, mas deixar minha alma sem seu alimento preferido é crueldade demais!

Mas enfim, né... Gosto é que nem cabelo... tem gente que tem, tem gente que não tem, e tem aqueles que não dá pra concordar de jeito nenhum. =/

Aline Barbosa disse...

Verdade isso, hein! Conheço pessoas pra não gostar de cada um dos três... Mas nunca conheci ninguém que não gostasse dos três ao mesmo tempo... Até de dois, mas os três, não... Seria mto vazio pra uma alma só... huahuaa

Me pergunto como pode isso...

Não consigo viver sem água, sem comida e muitíssimo menos sem música... Não me imagino sem...
É uma questão meio complicada até... Imaginar uma pessoa assim...

Mas é isso... Gosto é gosto, cada um tem o seu... E que todos vivam como quiserem.

Bjo! Ótimo texto!
\o7

Nanda Rochinski disse...

nanda adorei muito seu texto... tenho tantas amigas q nao gostam de agua q realmente nao consigo entender podem estar morrendo de sede e compram um refrigerante... mas pra mim soh agua consegui matar a sede de verdade
bjoss

Rômulo disse...

Nossa, gente que não gosta de música conheço, que não gosta de água também conheço, mas de comida??
nunca vi o.o

po, posso ficar sem comida e sem música, mas sem água não fico não, água é muito bom =D
a sim nanda, água tem gosto pode apostar hehhe, ja bebi muita água com "gosto" (não essas que vendem por ai hehe) e por incrivel que parça o gosto de sujeira deixava a água até melhorzinha hehehhe