quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Escrita Criativa

Sabe aquele lance de que quando você deseja muito uma coisa o universo conspira a seu favor? Eu detalharia dizendo que quando você tem um projeto em andamento e está no caminho certo, o universo sinaliza, colocando auxílios em seu caminho. Hoje encontrei um desses presentinhos cósmicos: algo totalmente inesperado, mas absolutamente bem-vindo.

Há um estabelecimento próximo ao meu trabalho onde costumo almoçar de vez em quando. É uma mistura de sebo com restaurante, e uma das características de lá que mais me agrada é o fato de não ter cheiro de mofo (o que para um sebo é bem difícil). Sempre que vou almoçar aproveito para dar uma vasculhada nas prateleiras depois, costumo ser feliz nas minhas buscas. E eis que hoje encontrei um livro sobre... Escrita criativa! Quanta alegria!

Para quem está lendo o blog e não é da turma, explico: durante as nossas aulas de Oficina de Leitura e Produção de Textos falamos sobre escrita criativa, e inclusive nossa dear teacher nos pediu para fazer pesquisas a respeito do tema. Entende agora minha felicidade?

Pelo que pude perceber folheando o livro, “A Escrita Criativa e Formal”, de Mabel Condemarín e Mariana Chadwick, fala sobre a importância da escrita manuscrita, as principais etapas de seu desenvolvimento, os fatores que favorecem seu aprendizado e estratégias para executá-la. Boa parte dos capítulos é voltada para a prática pedagógica com crianças, mas alguns pontos podem ser aplicados com jovens e adultos também. Obviamente o capítulo que mais me chamou a atenção e me motivou a comprar a publicação foi o que fala sobre a escrita criativa propriamente dita, o que ela é e como pode ser exercitada.

Pois é... Como eu disse, você deseja muito uma coisa e a vida se encarrega de tudo. Não desejei um livro que falasse especificamente sobre escrita criativa, mas desejei que meu novo curso universitário fosse um sucesso. As ferramentas começaram a chegar.

2 comentários:

De Beachbarengril disse...

Ohhh sorte. Preciso de um pouco dela. Achar alguns livros interessantes, assim... Do nada.

Aline Dianna disse...

Me senti assim quando passei, assim ao acaso, num sebo na estação da Lapa, no dia que fui recarregar meu Salvador Card.

Dei de cara com um livro de linguística que eu queria muito. Acho até que te mostrei ele.

É uma delícia encontrar esses pequenos tesouros assim. *-*