terça-feira, 16 de dezembro de 2008

X SLA

Semana passada participei do X Seminário de Lingüística Aplicada (SLA), promovido pelo Instituto de Letras da UFBA. Foram quatro dias de atividades diversas, entre conferências, mesas plenárias e sessões de comunicação. Os temas abordados e discutidos orbitavam majoritariamente a área de ensino de línguas, mas também tivemos exposições sobre tradução, pesquisa e educação num contexto mais geral.

Participar deste seminário foi uma experiência que reforçou em mim algo que eu já sabia: que participar de atividades acadêmicas extracurriculares é algo que enriquece bastante a vida de qualquer um, pessoal e profissionalmente. A quantidade de informações úteis e interessantes que se adquire e os contatos que se faz são de um valor inestimável e podem mudar a vida de uma pessoa. Foi graças a este seminário que eu tive a oportunidade de, entre outras coisas, me aproximar mais de alguns colegas de curso e de descobrir que nos Estados Unidos não existe uma língua oficial institucionalizada! Aaah, isso também é novidade para você? Vai no Goggle e coloca lá “The English-Only Movement”. Conhecimento nunca é demais.

No entanto o mais impressionante de tudo foi a presença constante de uma figura que eu já percebi que será para mim uma espécie de “carma universitário”. Não houve um só dia desse evento no qual eu não tenha ouvido falar o nome de Mikhail Bakhtin. Ele e sua análise do discurso foram lembrados, citados, elogiados, citados novamente... Mas tenho que admitir: por conta disso agora estou começando a entendê-lo um pouco melhor. E, de fato, seria estranho se em um seminário como este ele não tivesse aparecido em momento algum.

Pois é... Eu não disse que essas atividades mudam a vida da gente? E o curso tá só começando...

Um comentário:

Aline Barbosa disse...

Sim, é verdade... Já aconteceu.

Deve ter sido mesmo muito interessante.

Esse caso dos EUA, não sabia também, não...

E sim, Bakhtin não vai nos abadonar tão cedo. Tudo e todos citam suas obras e estudos...
Enfim... Tipo um carma mesmo. huahau

Bjo!
\o7