domingo, 12 de outubro de 2008

Relacionamentos difíceis

E lá estávamos, à mesa, um em frente ao outro. Pressenti que seria um diálogo difícil, então tratei de criar um clima adequado: nenhum som e muita luz, para que não houvesse ruídos e tudo ficasse bem claro entre nós dois.

Começamos. Toda a minha atenção voltada para aquelas palavras. Ele me dizendo milhares de coisas e eu me angustiando cada vez mais. Eu não sabia do que ele estava falando, da existência daquilo tudo. Fui pega de surpresa, estava sendo mais sofrido do que eu imaginava.

Percebi que a maneira como ele se comunicava não ajudava. O tom cerimonioso, sério aumentava a distância entre nós. Sua linguagem era superior a minha capacidade de compreendê-la. Por mais que eu quisesse e me esforçasse, o pouco que absorvia não era suficiente.

A frieza da mesa me cansou. Levei-o para a cama, imaginando que o ambiente mais confortável, mais aconchegante acabaria com as formalidades e faria o diálogo fluir com mais facilidade. Ledo engano.

Você precisa esperar até estar preparado para viver certos relacionamentos. Mesmo que você dê o melhor de si, o seu melhor pode não ser o tanto necessário naquele instante. Se há a certeza de que vale a pena investir mas o diálogo não é possível naquele momento, é melhor parar, mas consciente de que será um intervalo provisório: mais tarde aquela experiência poderá ser vivida novamente em sua plenitude.

Eu sabia que aquela despedida era temporária. Eu sabia que ainda tinha muito o que aprender com ele, por isso me permiti abandoná-lo e esperar para retomar a comunicação mais adiante, com mais maturidade e um maior conhecimento do assunto que tínhamos para discutir.

Peguei a pasta e guardei o texto. Até breve, Mikhail Bakhtin. Prometo revê-lo o quanto antes, assim que me sentir mais apta a entender o que você tem a me dizer sobre gêneros do discurso.

3 comentários:

Aline Barbosa disse...

huahauahau

Nossa... Muito bom...
Muito bom esse texto seu!

Então... Acho q vc conseguiu expressar o sentimento de todo mundo q (tentou) ler Bakhtin...

Melhor deixar esse tipo de relacionamento pra outra hora mesmo... xD

Bjo!
\o7

Aline Dianna disse...

Eu ainda comecei errado. Nunca é bom iniciar um relacionamento que, pelo menos esperamos, seja duradouro, no local de trabalho.

Mas algum dia a gente consegue digerir. Ah, se consegue!

De Beachbarengril disse...

ri muito por me etir uma idiota ao chegar no final do texto. Parabéns, Nanda! Muito criativo e divertidíssimo! hauhauhauha